Login to your account

Username *
Password *
Remember Me

  fone

Noticia Interior

Noticia Interior

Fundação

Junho 22, 2008

O nome Taquaritinga tem origem no tupi-guarani e significa “taquara branca e delgada”, tipo de vegetação comum na região da cidade.

Fundado em 8 de junho de 1868, com a doação de terras por proprietários rurais, liderados por Bernardino José de Sampaio, de uma área de sessenta e quatro alqueires encravada em uma propriedade denominada Fazenda Boa Vista, nas proximidades do Ribeirão dos Porcos. As terras, avaliadas Rs 180$000 (cento e oitenta mil réis), foram doadas a São Sebastião dos Coqueiros, porque havia abundância desta árvore frutífera na região.  O marco a partir do qual a doação de Taquaritinga foi feita é onde atualmente se encontra a Praça Dr. Waldemar d'Ambrosio (antiga Praça Centenário), embora ela não seja mais a referência para as medidas do perímetro urbano do município, sendo utilizada para esse fim desde 1992 a Praça 1º de maio.

Gerais

Junho 21, 2008

Aniversário: 16 de agosto

Fundação: 8 de junho de 1868

Gentílico: taquaritinguense

Lema: Corvnvm - "Um só coração"

Localização Geográfica: Localiza-se a uma latitude 21º24'21" sul e a uma longitude 48º30'18" oeste, estando a uma altitude de 565 metros, o ponto mais alto é o Monte do Broa na Serra do Jabuticabal com 718 metros.

Área: Possui uma área de 595,84 km².

Economia

Junho 21, 2008

 A economia da cidade é baseada no agronegócio e, cada vez mais, nos serviços. Já foi a maior produtora mundial de goiaba, uma das maiores de tomate, o que, aliado a outros produtos gerou na cidade uma concentração de indústrias alimentícias, as quais - a partir dos anos 1980 - se transferiram para o Centro-Oeste devido a incentivos fiscais.

Time de Futebol

Junho 21, 2008

O CAT – Clube Atlético Taquaritinga é o único time de futebol profissional da cidade. Fundado em 17 de março de 1942, estreou profissionalmente em 1954, quando disputou a terceira divisão do Campeonato Paulista.

A "casa" do time, o Estádio Municipal Adail Nunes da Silva (Taquarão), com capacidade máxima de aproximadamente 52 mil pessoas, foi construído em apenas 90 dias com ajuda e esforço de toda população.

O campo foi inaugurado no dia 1º de maio de 1983, com uma partida amistosa entre o CAT e o Esporte Clube Cruzeiro.

Educação

Junho 21, 2008

 A cidade possui três instituições de nível superior, sendo duas particulares (ITES e UNIESP) e uma pública (FATEC).

O ITES oferece os cursos de Administração de Empresas, Psicologia, Pedagogia e Ciências Contábeis.

A UNIESP - Faculdade de Taquartinga é voltada para os cursos da área de saúde e a FATEC local possui os cursos de Tecnologia de Produção, Tecnologia em Agronegócios , Tecnologia em Analíse de Sistemas e Tecnologia em Sistemas para internet.

Também possui uma antiga e regionalmente conhecida escola de música e artes, o Conservatório Santa Cecília e uma Escola Técnica Estadual(ETEC) Dr. Adail Nunes da Silva, onde são ministrados os cursos de Ensino Médio especializados: Técnico em Alimentos, Técnico em Informática, Técnico Administração, Técnico em Enfermagem, Técnico em Química, Técnico em Redes de Computadores e ainda será implementado o curso técnico em Aplicativos para Internet ou simplesmente "WebDesign".

Personalidades

Junho 21, 2008

Washington Maguetas

Augusto Nunes - Jornalista, ex-editor da revista Veja e do Jornal do Brasil
Edmílson Gomes Morais - futebolista
Washington Maguetas - pintor impressionista
José Paulo Paes - poeta, escritor, tradutor, crítico e ensaísta
Genésio de Barros - ator
Drielle Valeretto - Top model
Rafael Camargo - Voleibolista (Atleta Internacional)